top of page
ddcanvas-removebg-preview (4).png

Data Literacy: o que é e como isso vai mudar a sua empresa

Você sabia que apenas 11% dos funcionários estão totalmente confiantes em sua capacidade de ler, analisar, trabalhar e se comunicar com dados?


Essa é uma das conclusões da pesquisa Data Literacy: the upskilling evolution, da Data Literacy Global Studies and Insights, realizada em 2020, com mais de 1200 executivos e mais de 6000 funcionários de empresas globais.


Você já deve ter se deparado com este termo por aí: Data Literacy ou, em português, alfabetização de dados, que ganhou popularidade nos últimos anos com a ascensão do Data & Analytics. Não é para menos. De que adianta uma empresa ter tecnologia de ponta se os seus funcionários não conseguem entender os dados gerados pela organização? Esse é o nosso tema de hoje.


O que é Data Literacy


A alfabetização de dados trata da capacidade de ler, escrever, analisar e comunicar dados em contexto. Isso inclui um entendimento de fontes e construções de dados, métodos analíticos, técnicas aplicadas e a capacidade de descrever o caso de uso, bem como a aplicação do valor resultante.


Data Literacy envolve ainda a compreensão das fontes e do processo de construção dos dados, dos métodos analíticos e das técnicas aplicadas. Ou seja, não basta apenas entender o que os dados querem dizer. Alfabetização em dados envolve a capacidade de descrever o caso de uso dos dados, aplicar as informações em análises consistentes e efetivamente extrair valor a partir daquele conjunto de informações.


Afinal, o sucesso de uma estratégia de dados depende da capacidade e também do desejo do funcionário em usar a tecnologia e as informações de que ela disponibiliza a fim de gerar melhores resultados para o negócio.


Esse aspecto é tão importante que o Gartner classifica como a segunda maior causa de insucesso nas iniciativas de dados.





Ainda, de acordo com a pesquisa Data Literacy Global Studies and Insights 85% dos executivos acreditam que ser alfabetizado em dados será tão vital no futuro quanto atualmente é a capacidade de usar um computador.


Porém, ainda há um longo caminho a percorrer, pois menos de 20% das empresas possuem algum tipo de iniciativa voltada à alfabetização da equipe em dados.

Qual é a importância do Data Literacy para uma empresa?


Ter funcionários que entendam a estratégia do negócio e ajudem a moldar os dados para alcançar esses objetivos é mais do que essencial para o sucesso da organização. Se a equipe sabe analisar e lidar com as informações disponíveis da forma correta, muitos benefícios serão colhidos:


  • Tomada de decisão de forma assertiva

  • Desenvolvimento de produtos de dados que serão realmente implementados e utilizados na prática

  • Melhores resultados

  • Processos mais bem definidos e eficientes

  • Vantagem competitiva para a sua empresa


Se esses argumentos não convenceram você da importância do Data Literacy, veja este insight de um relatório produzido pela Qlik:


Grandes empresas com uma forte alfabetização de dados mostraram um valor corporativo até 5% maior — de US$ 320 a US$ 534 milhões.


Quais pontos a considerar em um plano de alfabetização corporativa

Há algumas medidas práticas que podem ser tomadas para aumentar o Data Literacy na sua organização:


Planeje

Quais são os grupos, quais os seus gaps, quais os patrocinadores ideológicos?


Capacite

O conhecimento da sua equipe é um ativo inestimável. Capacite seus funcionários e elimine os gaps encontrados.


Cultura

Promova a cultura de uso de dados, os resultados são muito melhores quando as pessoas trabalham de forma conjunta.


Medir, Medir e Medir

O nível de cada grupo precisa ser medido antes e depois da sequência de capacitações. Se um programa de Data Literacy não for orientado a dados, nem comece.




A iMaps oferece de forma gratuita um diagnóstico pessoal de gap em Alfabetização de Dados. Acesse www.alfabetizacaodedados.com.br

Por meio de algumas questões de múltipla escolha, o "Diagnóstico de GAP em alfabetização de dados" permite identificar lacunas entre o seu conhecimento atual e o desejado em relação ao uso de dados para a tomada de decisão.


A iMaps também possui um programa corporativo de alfabetização de dados. Acesse www.imaps.com.br/programa-corporativo-de-data-literacy para saber mais.




19 visualizações

Instagram

bottom of page