top of page
ddcanvas-removebg-preview (4).png

Case Qlik Hoepers: multiplicando resultados

Atualizado: 27 de mar. de 2023

A Hoepers entende que a tecnologia desempenha um papel vital para os seus negócios. Saber como utilizar seus dados, transformando-os em informação disponível e relevante é uma prioridade para a Hoepers. Por isso mesmo foi uma das primeiras empresas a a adotar a solução, com os módulos de estoque e resultados. Ao adicionar a capacidade e velocidade analítica do iMaps Cobrança à sua tradicional expertise de tratar títulos em alto volume, viu seus resultados se multiplicarem perante os clientes. “A ferramenta é muito robusta e de fácil interação com o usuário final, visto que as informações são obtidas através de poucos clicks”, afirma Rodrigo Dutra, Diretor Operacional da Hoepers.


Utilizando a plataforma de Business Inteligence (BI) e Business Discovery (BD) Qlik por meio das aplicações desenvolvidas pela a iMaps, a Hoepers conheceu uma ferramenta robusta e de fácil utilização. “Ao implantarmos o projeto tivemos ganho em agilidade na tomada de decisões, auxiliando o posicionamento estratégico, propiciando análise e assertividade nas decisões operacionais de cobrança” define Viviane I. Bianchi, superintendente de Tecnologia da Informação da Hoepers.


A nova tecnologia provocou uma mudança cultural na Hoepers. De acordo com Viviane, quando a organização percebeu que a utilização de um BI permite diminuir o tempo ligado à elaboração de relatórios e análise decisória, caiu por terra a utilização de informações descentralizadas e com visões de departamento sem cruzamento de dados.


“A flexibilidade na utilização das informações e na consolidação das mesmas gera resultados que podem ser analisados sob os mais diversos ângulos, entendendo as necessidades de cada área da organização”, resume ela.

A chegada da multinacional EOS, que passou a ser acionista majoritária da Hoepers em meados de 2011, trouxe novos desafios. Além do foco na melhoria da cobrança, passaram a ser necessários também módulos que permitissem à gestão ter informações sobre a operação como um todo.


Motivada por essa necessidade a Hoepers aderiu ao programa iMaps Mentors, estabelecendo uma parceria na construção de módulos específicos para gestão da rentabilidade das carteiras, simulação de rentabilidade e gestão de telecom. Essa foi uma experiência extremamente proveitosa para a Empresa, afirma Viviane. Segunda ela, “foram discutidas regras de negócios, requisitos e protótipos de tela, para que a aplicação atendesse às necessidades da organização”.


Para o futuro, a Hoepers está disposta a continuar disseminando a cultura de BI, aprimorando dados e gerando análises estratégicas que beneficiem o crescimento da organização. “Pretendemos explorar ainda melhor as funcionalidades estatísticas do produto“ define Rodrigo Dutra. A organização já está testando os novos módulos iMaps Qlik para análise de safra e pagamento.

10 visualizações

Instagram

bottom of page