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Case Qlik hagah: Diminuindo o Churn Rate

Atualizado: 27 de mar. de 2023

O hagah, empresa do grupo RBS, é um site de busca de profissionais e serviços de uma determinada localidade. Sua missão é aproximar as pessoas aos melhores serviços e estabelecimentos de sua região por meio de múltiplos dispositivos e plataformas digitais.

Assim como outras empresas de internet, o hagah teve um crescimento bastante acentuado até seus 2 anos de vida, no entanto com as rápidas mudanças de cenários no mundo da tecnologia a empresa começou a ter um constante perda de receita.


Gestores de produtos e diretores sentiram a necessidade de uma ferramenta de análise que os possibilitasse monitorar com maior frequência os indicadores de performance do negócio e do site. “Nosso Churn Rate estava subindo de forma muito acelerada, não sabíamos o que estava impulsionando-o tão rapidamente, muito menos como pará-lo” comenta Christopher Mayer Gerente de Produtos do hagah.


Com bases de dados ricas de informações porém sem uma ferramenta adequada para explorá-la, o hagah decidiu que era preciso uma ferramenta de BI inovadora, capaz de cruzar volumosos dados de diferentes fontes, que tivesse uma boa relação de custo/benefício e que rapidamente fosse implantada.


Sendo assim, o Qlik foi escolhido como plataforma de business discovery para o desenvolvimento das aplicações que dessem suporte a gestão de produtos na tomada de decisões e ações tanto operacionais como estratégicas. Logo após a equipe do hagah receber o treinamento de desenvolvedor Qlik, o desenvolvimento da aplicação de Churn Rate já estava pronta e sendo atualizada com frequência diária. Desta forma, foi possível entender em que situações os clientes estavam migrando e reverter esta situação.


Em menos de 2 meses, já estavam sendo entregues mais 2 aplicações que cruzavam dados dos contatos telefônicos do clientes, faturamento, acessos no site através QV Source integrado com google analitycs e informações do framework do próprio site.

A compreensão em alto grau de detalhe das intenções de cancelamentos, a recuperação de receita boa e renúncia de receita ruim e a capacidade de resposta rápida a problemas de faturamento, foram algumas das valiosas conquistas que a gestão de produtos fez com o suporte do Qlik. Em breve mais bases e aplicações serão integradas ao ambiente e mais processos de gestão serão questionados para que o hagah consiga responder rapidamente as mudanças no mercado de internet e não deixe de ser uma empresa rentável para seus acionistas.

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