- Pocket
Funções de Interpretação
Atualizado: 29 de Jun de 2020
Buscando um diferencial cada vez maior para suas empresas, tomadores de decisões exigem que os dados estejam atualizados constantemente, obrigando os desenvolvedores a estarem sempre atualizando-se em busca de melhor performance em suas aplicações.
No Qlikview, os dados podem ser tratados no script ou nos objetos através das funções de interpretação. Para melhor performance é indicado tratar os dados no script.
Funções de interpretação impõem um formato ao campo, que podem ser:
-Date -Interval -Money -Num -Text -Time -Timestamp
Quando este tratamento é feito no script, a resposta da aplicação nas seleções torna-se mais interativa.
Resultado de uma função de interpretação:
O interessante em uma função de interpretação do tipo TEXT e NUM, quando usada no script, é que todos os campos com o mesmo nome, automaticamente, serão tratados da mesma maneira que o primeiro campo foi tratado. Portanto, se na primeira tabela o campo “campo1” for tratado como numérico com duas casas decimais, todos próximos campos de nome “campo1” serão tratados como numérico com duas casas decimais. Esse comportamento pode reduzir as funções utilizadas, até porque qualquer tentativa de formatar o campo em outro padrão será ignorada.
Dica: Alguns desenvolvedores criam uma tabela vazia apenas para definir os formatos de campos e centralizar a formatação. Como o formato será replicado nos campos seguintes, no final do script a tabela temporária poderá ser excluída, conforme a seguir:
tabela_formatacao: load num(”,’#.##0′) as campo_NUM ,text(”) as campo_TEXTO AutoGenerate(0);
tabela: load * inline [ campo_NUM,campo_TEXTO,campo_NUM_Sem_Formatacao “0002”,”12″,”0002″ “3,2” ,”i9″,”3,2″ ];
Resultado:
Quer saber mais sobre esse tópico? Ligue agora para 0800.60.30.365 e converse com um de nossos consultores!
