Grupo 369.png

Tendências em Data Driven para ficar de olho

O mercado de Business Intelligence e Analytics está em constante transformação. Esse processo de mudança e evolução ganhou impulso em 2020 e em 2021, diante da pandemia, da mudança de hábitos e da transformação digital de muitas empresas ao redor do mundo. Para entender os impactos desses movimentos de busca por ser mais Data Driven em todos os setores, bebemos na fonte de grandes empresas de Dados, como Gartner e Qlik.


Abaixo, você vê as principais tendências em aprendizado, coleta e utilização de dados:


Storytelling de dados




Com cada vez mais pessoas interessadas em analisar dados e ter acesso a informações mais precisas, o desafio dos profissionais de Data & Analytics é descobrir como ser compreendido diante de um universo binário de combinações complexas. Já não basta apresentar tabelas e painéis. Contar uma história é fundamental. Para isso, o data storytelling é um excelente recurso para encantar e engajar o público.


A apresentação dos dados deve ser pautada na empatia e na experiência do usuário. O apresentador deve entender quem é sua plateia, qual o seu objetivo e quais os pontos importantes para que a mensagem seja convincente e captada em sua integralidade.


Soft Skills


Com o avanço das equipes de dados e dos projetos centrados em inteligência artificial, cresce também a demanda por capacidades que vão além da análise técnica. É crescente a demanda por soft skills, as habilidades do comportamento humano, em analistas e executivos.


De acordo com pesquisa conduzida por Gartner em 2019, Design Thinking, Gestão Estratégica e Adaptabilidade são competências altamente almejadas por executivos de alto nível. As metodologias ágeis, a comunicação e o foco no cliente são habilidades demandadas por profissionais de alto nível, especialmente diante de um cenário volátil como o de uma pandemia.


Governança de dados




A segurança e a integridade dos dados ganham cada vez mais força. No Brasil, esse cenário é impulsionado pela implementação e fiscalização da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Gartner identifica como uma tendência em tecnologia a Privacy-enhancing computation, que apresenta três tecnologias para aprimorar a segurança durante a utilização dos dados:

  • A primeira oferece um ambiente confiável no qual dados confidenciais podem ser processados e analisados.

  • A segunda executa o processamento e a análise de maneira descentralizada.

  • A terceira criptografa dados e algoritmos antes do processamento ou análise.


A necessidade de democratização ao acesso dos dados existe, mas as empresas precisam ter responsabilidade para controlar os acessos e o entendimento de como as informações estão sendo coletadas, armazenadas e utilizadas. Para isso, o acompanhamento jurídico pode ser necessário, atuando em conjunto com a estratégia de dados do negócio e com as demandas técnicas. Uma estratégia de desenvolvimento de um catálogo de dados também pode ajudar a acelerar esta preparação. O Data Driven Canvas conta com um módulo específico para catálogo de dados. Você pode saber mais em: www.dataschool.com.br


Digital First




A pandemia democratizou o trabalho remoto. Diante dos riscos de contágio pelo novo coronavírus, organizações que sempre trabalharam em ambiente físico se viram obrigadas a atuar em home office.


De acordo com pesquisa da consultoria Robert Half, 86% dos profissionais entrevistados desejam trabalhar mais tempo em casa após a quarentena. A possibilidade de trabalhar em casa reduz o tempo de deslocamento e tem potencial de melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.


Porém, para que a estratégia de trabalho remoto funcione, a experiência com os dados precisa ser repensada. Uma das tendências de tecnologia previstas por Gartner para 2021 é “Anywhere Operations”. A experiência digital deve ser considerada em primeiro lugar, com armazenamento em nuvem, sempre levando em consideração a segurança e a integridade das informações. Diante disso, cresce também a demanda e utilização de SaaS e sua moderna derivação, o Data as a Service (DaaS)



2 visualizações

Assuntos

Instagram