Como o investimento em BI pode revolucionar instituições de saúde
A área da saúde cresce e se reinventa a cada dia: novas tecnologias, novos tratamentos e novas formas de lidar com doenças que há anos afetam a população. Apesar de a saúde estar evoluindo, as instituições não conseguem avançar com velocidade rumo à transformação digital e à maturidade tecnológica.
De acordo com a Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS), o Brasil possui mais de 7200 hospitais em funcionamento no país. Porém, apenas 400 possuem alguma certificação referente à transformação digital. O dado demonstra que existe um GAP imenso ainda no país.
Por que investir em Data & Analytics é tão importante para uma instituição de saúde?
Há diferentes formas com que um hospital ou instituição de saúde pode se beneficiar do Business Intelligence e do Data & Analytics. Aqui listamos algumas delas:
Identificação de padrões e tendências: melhor compreensão das necessidades dos pacientes, aprimoramento dos protocolos de tratamento e planejamento de recursos.
Monitoramento de indicadores-chave de desempenho: acompanhamento de indicadores-chave de desempenho, como taxa de ocupação de leitos, taxa de readmissão, satisfação do paciente, eficiência operacional e outros.
Análise preditiva: as empresas de saúde podem prever eventos futuros, como taxas de internação, demanda por determinados serviços médicos, surtos de doenças e outros fatores que possam impactar a organização.
Gerenciamento de riscos: identificação e mitigação de riscos, como erros médicos, fraudes, atrasos nos pagamentos de seguros e outros eventos que possam afetar a segurança e a saúde dos pacientes, além da saúde financeira da organização.
Personalização do atendimento: as empresas de saúde podem personalizar o atendimento aos pacientes, levando em consideração características individuais, histórico médico, preferências e outras informações relevantes.
Otimização da cadeia de suprimentos: análise do fluxo de materiais e medicamentos na cadeia de suprimentos de uma empresa de saúde, identificando gargalos, otimizando os processos logísticos, reduzindo desperdícios e garantindo a disponibilidade dos recursos necessários.
Análise de eficácia de tratamentos: as empresas de saúde podem avaliar a eficácia de diferentes tratamentos e terapias, identificando quais são mais efetivos para determinadas condições ou grupos de pacientes.
Com dados precisos e uma abordagem data driven, as organizações podem tomar decisões estratégicas embasadas em insights valiosos. A análise de dados possibilita otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.
A iMaps possui uma equipe experiente na atuação de Business Intelligence focada em resolver desafios de empresas de saúde. Quer saber mais? Confira nosso portfólio e entre em contato com um de nossos consultores.
Comments