Case Qlik Taurus: Entendendo o mercado de capacetes no Brasil
Atualizado: 27 de mar. de 2023
A Taurus S/A, multinacional brasileira, é lider na produção de armas e capacetes. A diretoria da divisão de capacetes precisava ter uma visão clara sobre o share de mercado da marca Taurus no mercado brasileiro para apoiar sua estratégia de crescimento e distribuição.
Para suprir esta necessidade, a iMaps foi chamada para desenhar uma solução de Business Intelligence que além de responder qual era o share da marca Taurus, pudesse apresentar os principais indicadores de vendas, verificar tendências, encontrar oportunidades, detectar deficiências, avaliar o trabalho da equipe de vendas, monitorar a evolução dos clientes e por fim, apoiar a diretoria de vendas na tomada de decisões. O prazo dado pela diretoria foi de no máximo três meses.
Com excelência em desenvolvimento Qlik, a equipe da iMaps, após se reunir com os principais gestores da divisão, desenhou em uma semana uma aplicação que cruzava os dados internos de vendas da taurus com dados externos de emplacamentos de veículos obtidos dos órgãos competentes e dados geográficos do território brasileiro.
“Ficamos bastante impressionados com a velocidade que a iMaps entendeu a nossa necessidade, rapidamente desenhou a solução e conseguiu entregar este projeto. O Qlik faz mágica!” comentou Elton Padilha, Analista de Negócios da Taurus. Em doze semanas, o desenvolvimento da aplicação estava pronto e, além de entender melhor os números apresentados pela equipe de vendas, a diretoria da divisão conseguiu fazer projeções na ferramenta e assim apoiar decisões futuras.
“Com o Qlik, conseguimos visualizar que o aumento de faturamento de determinadas regiões estava bem abaixo do crescimento do mercado, desta forma vimos que em algumas regiões, apesar de estar vendendo mais, estávamos perdendo share de mercado” analisa Edevaldo da Silva, Coordenador de TI da Taurus S/A.
A experiência com o Qlik nesta divisão, chamou a atenção da alta direção da divisão de armas que já solicitou o desenvolvimento de um BI corporativo formado por mais 50 KPIs dos diversos setores da empresa tais como produção, qualidade, financeiro, compras e vendas. Assim o desafio será melhorar a governança e a visibilidade da diretoria sobre toda a operação da companhia.
Comments