Case Qlik FG: DW Corporativo 100% Qlik
Atualizado: 27 de mar. de 2023
Reduzir a complexidade do ambiente, facilitar a sua administração, eliminar redundância nos dados, aumentar a exatidão das informações apresentadas e tornar as aplicações mais simples e funcionais. Essas eram as necessidades do grupo Ferramentas Gerais que não vinham sendo supridas pelas ferramentas tradicionais de Business Intelligence. Em pouco tempo o Qlik entregou tudo isso e hoje oferece informações estratégicas para a tomada de decisão rápida e eficiente dentro da corporação.
O advento do Qlik na administração do grupo Ferramentas Gerais deu origem ao Projeto Sinergia, que hoje atende às necessidades de informação da corporação. Como o Qlik permite tanto velocidade quanto organização, em 8 meses de projeto, todo o BI da empresa foi refeito. Com 1360 horas de 5 desenvolvedores foi construído um Data Warehouse Corporativo em Qlik, 5 dashboards e 8 aplicações complementares. No BI antigo, os usuários precisavam encontrar a informação que desejavam entre as 74 aplicações e 15 opções de menu.
A partir do dashboard da Presidência, por exemplo, é possível navegar para os dashboards de Compras, de Vendas, de Logística e de Finanças. Cada um desses possui uma ou mais aplicações que detalham a informação no menor grão existente.
Isso é BI Estratégico, BI Gerencial e BI Operacional no mesmo ambiente. Sem Data Warehouse em banco de dados relacional.
Numa comparação com o BI antigo, o Qlik trouxe para a Ferramentas Gerais possibilidade de análises e projeções mais complexas, aumento da produtividade no desenvolvimento, melhora de performance nas aplicações, redução das redundâncias de dados, facilidade da administração do ambiente, padrões de desenvolvimento definidos e melhora na documentação.
Comments