top of page
ddcanvas-removebg-preview (4).png

Alteryx - Dos Dados para Decisões em Minutos

O criador da premiadíssima série Cosmos, Carl Sagan, famoso cientista e astrônomo já dizia: “Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”.


Quando vi a afirmação do título desse texto no website da Alteryx, pensei com a lógica de Sagan: precisamos evidências extraordinárias. Quem conhece as entranhas do processo da transformação de dados em decisões, sabe que melhorar esse fluxo é um fator muito importante nos negócios. Você na sua empresa, com certeza já se perguntou se existe alguma forma de minimizar a chance de errar nas tomadas de decisão e como poderia ser mais rápido. Se questionou também se é possível conectar os dados que estão espalhados em planilhas, sistemas de todo tipo, sensores de equipamentos e muito mais. Além disso, ainda existe a dúvida de como garantir um armazenamento mais eficiente, que ocupe menos espaço e que possa ser acessado mais rápido e com alta disponibilidade.


Queremos ambientes digitais 100% disponíveis, previsões 100% acertadas e decisões sempre assertivas com o modelo do nosso negócio. Utopia ou um modelo ideal a ser perseguido?

Esse sonho de todos nós, que precisamos das informações para tomada de decisões, é o que move toda a proposta da Alteryx. Se você está se questionando: “Será que preciso dessa ferramenta?”, veja se você se identifica com alguma das afirmações abaixo:



  1. Eu preciso tomar decisões, mas os processos que levam às informações não são rápidos o suficiente.

  2. A integração dos dados de diversas fontes está complexa para ser gerenciada.

  3. Preciso responder mais rápido à dinâmica do mercado e ficar mais competitivo.

  4. Estou trabalhando com margens cada vez menores e preciso responder mais rápido aos riscos do negócio.

  5. A equipe não está conseguindo adotar novas tecnologias rapidamente e não está trabalhando em melhoria contínua.

  6. Minha empresa depende muito de Excel, SQL e processos manuais.

  7. Eu não consigo fazer previsões precisas sobre meu negócio, meu mercado, meus clientes etc.

Se você é um gestor ou participa da tomada de decisões e a conclusão a que você chegou é que existe identificação com uma ou mais afirmações, então o texto que segue abaixo é para você.

Mas também quero deixar algo escrito para o pessoal da área técnica, da qual eu também faço parte. Quero compartilhar alguns insights aos quais cheguei ao longo do tempo, trabalhando em projetos que envolvem ciência de dados e tomada de decisão:

  1. Nós da área técnica NUNCA teremos recursos o suficiente para atender a TODAS as solicitações de informações.

  2. Seus usuários da área de negócio entendem seus trabalhos muito melhor do que você jamais entenderá. Eles são especialistas.

  3. Seus usuários precisam fazer as coisas rapidamente e decidir de forma tão rápida quanto.

  4. Nem todo mundo se tornará um guru dos dados, mas quem já toma decisões usando Excel e VLookps, SUMIF etc. pode ganhar muito tempo e diminuir muito o risco de errar se usar uma ferramenta que simplifique o processo.

  5. Os usuários não irão usar ferramentas muito difíceis. Precisa ser fácil.


Quero que você olhe com carinho para o Alteryx, pois essa ferramenta pode transformar o jeito de você analisar dados e acelerar a transformação digital do seu negócio. Pense nisso!

Mas o que é o Alteryx?


Alteryx é uma plataforma que permite que as empresas respondam às perguntas de negócios de forma rápida e eficiente, utilizando blocos de construção que garantem algumas características fáceis de perceber:


O processo se torna mais eficiente, ou seja, você faz a mesma coisa que faria numa planilha, mas de forma muito mais rápida. Além disso, um fluxo de trabalho, depois de montado, é fácil de ser reutilizado quantas vezes for necessário.


Há várias ferramentas dentro do Alteryx que possibilitam o entendimento do processo e dos resultados gerados e, como o sistema é repetível, as chances de erro diminuem bastante. Você pode focar menos em questões técnicas de sintaxe de comandos e prestar mais atenção na qualidade da informação.


Um ponto importantíssimo é que Alteryx Designer é muito mais fácil de aprender para o usuário de negócio. Qualquer analista que domine planilhas ou SQL aprenderá as ferramentas do Alteryx com tranquilidade. Esse aprendizado rápido e sem traumas gera mais engajamento e um rendimento maior dos analistas.


Todos esses fatores acima listados tornam o usuário da área de negócios menos dependente das Áreas Técnicas, como a Tecnologia da Informação (TI), para chegar aos resultados que deseja.

O diferencial da ferramenta é a praticidade, fazendo uma analogia simples:

Você viaja todo mês de carroça 200 Km para buscar comida na cidade. Agora você vai fazer a mesma viagem de carro. A viagem é a mesma, mas o carro traz mais facilidades, conforto, ganho de tempo e, no caso das empresas, resultados financeiros.




Se você prefere uma resposta mais técnica, eu poderia dizer que Alteryx é uma solução de software que permite aos usuários acessar, manipular, analisar e produzir dados rapidamente por meio de fluxos de trabalhos, principalmente em processos que são recorrentes, tornando-o mais organizado e colaborativo por meio de uma ferramenta com uma facilidade visual incrível e que promove um conhecimento incremental para todo o time de analistas.


O Alteryx tem uma grande quantidade de conectores de entradas e saída de dados e também apoia e facilita todo o processo de enriquecimento de dados, análise preditiva, análise geoespacial e muito mais.


Como o Alteryx pode ajudar minha organização?


Simplificando a ideia, podemos dizer que Alteryx é usado para responder a perguntas de negócios que são demoradas, manuais, propensas a erros, arriscadas e talvez impossíveis com as ferramentas alternativas que estão sendo usadas. Na prática ele vai ajudar:

  • A acelerar processos como: fechamento contábil, arquivamentos fiscais, relatórios regulatórios, criação de previsões financeiras;

  • Automatizar processos: reconciliações, consolidações, fluxos de trabalho de marketing, integrações de sistemas, auditorias contínuas;

  • Previsões e enriquecimento de informações: nas áreas de produção pode ser usado em manutenção preditiva de equipamentos. Em áreas de crédito e bancos, pode ajudar a estudar o perfil dos clientes e muito mais, como você pode ver na tabela abaixo:




Sob uma outra ótica, também é possível afirmar que o Alteryx ajuda na combinação e manipulação de dados dentro de planilhas, tornando esses processos, que são complexos em planilhas, em fluxos mais simples, mais rápidos, mais fáceis de entender e de manter.

O Alteryx também contribui muito para quem precisa trabalhar com:

  • Desenvolvimento de SQL de acesso e complementação de banco de dados

  • Acesso API, Nuvem e Híbrido

  • Ciência de Dados

  • Análise Geoespacial

  • Relatórios e Dashboards


Quem usa Alteryx?


Os clientes da Alteryx abrangem todas as indústrias e os usuários são encontrados em todas as áreas funcionais. Alteryx é ótimo para pessoas que precisam de acesso rápido aos dados para que possam obter respostas mais rapidamente e de uma forma mais repetível, como no marketing, vendas, contabilidade, RH etc.


Algumas empresas que utilizam o Alteryx estão na imagem abaixo:





Reforçando o que já foi dito antes, usam Alteryx empresas que precisam:

  • Fazer ETL(Higienização de Dados), mesmo sem ser proficiente em SQL;

  • Utilizar processos manuais em Planilhas;

  • Usar dados externos para enriquecimento das informações;

  • Fazer ciência de dados, mesmo sem profundo conhecimento de estatística, python, R, Etc

  • Criar Data WareHouse etc.


Conclusão


Como me tornei fã de Alteryx, posso ser suspeito em fazer uma análise da ferramenta, então vou concluir apresentando o Quadrante Mágico do Gartner e a avaliação que a empresa fez em relação a ferramenta.





Alteryx reposicionou sua oferta introduzindo a tecnologia Analytics Process Automation (APA) para fornecer blocos de construção para automatizar o processo de análise e integrar-se com aplicativos e automação robótica de processos (RPA). A plataforma inclui Alteryx Designer, Alteryx Intelligence Suite, Alteryx Server, Alteryx Connect e Alteryx Promote. O Alteryx Analytics Hub fornece um ambiente para automação e agendamento de fluxo de trabalho, colaboração, suporta diferentes grupos de usuários e gerenciamento de conexão de dados.


As operações da Alteryx são geograficamente diversificadas e esse fornecedor tem clientes na maioria dos domínios e indústrias. As principais verticais incluem manufatura, serviços financeiros, bens embalados ao consumidor, varejo, saúde e governo.


A ampla renovação da Alteryx é um trabalho em andamento. O recém-introduzido Alteryx Analytics Hub fornece uma abordagem centralizada para orquestrar fluxo de trabalho e colaboração ao gerenciar ambientes de análise e conexão de dados.

Suas principais características são:

  • Facilidade de uso para personalidades diversas: Uma experiência colaborativa do usuário aproveitando modos sem código e especialistas contribui para facilitar o uso por todas as personas. A Alteryx também fornece modelos de linha de negócios (LOB) e de soluções do setor e kits de partida de salto para acelerar o onboarding e o uso.

  • Estratégia de mercado: Com a APA, a Alteryx enfatiza a criação de conteúdo analítico e a progressão do insight à ação. Parcerias fortes de fornecedores de canais e software independentes e uma estratégia verticalizada de go-to-market, incluindo soluções desenvolvidas pela Alteryx e desenvolvidas por parceiros conjuntos, criam impulso e aumentam a visibilidade.

  • Experiência do cliente e suporte operacional: a Alteryx tem consistentemente oferecido excelente funcionalidade e suporte, a julgar pelo feedback dos clientes. Os clientes geralmente respondem muito positivamente quando perguntados sobre sua experiência geral com a Alteryx.

Gostaria de encerrar esta análise convidando você a conhecer mais sobre a ferramenta usando um dos seguintes fluxos abaixo:


Fluxo 1:

  1. Entrar em contato com a 4Labs para adquirir sua licença:

  1. Pedir uma apresentação do produto para a 4Labs: https://www.imaps.com.br/4labs

  2. Fazer um HandsOn Free com a equipe 4Labs (nesse processo você vai baixar o Alteryx Designer)

  3. Fazer uma avaliação guiada, acompanhado por um solution architect da 4Labs, resolvendo um problema da sua organização.

  4. Apresentar os resultados da avaliação guiada para seus gerentes/diretores com nosso apoio.

  5. Adquirir sua licença do Alteryx Designer.

Independente da sua escolha, ficaremos honrados em fornecer mais informações.




116 visualizações

Instagram

bottom of page