top of page
ddcanvas-removebg-preview (4).png

A tecnologia no campo: veja os destaques da Expodireto 2022

Atualizado: 26 de fev. de 2023

A Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras agrícolas do país, acontece anualmente na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Em sua 22ª edição, as avenidas do Parque de Exposições estavam tomadas por inovações e tecnologias que evidenciam um processo já irreversível no campo: a transformação digital.


A equipe da iMaps esteve presente no evento, acompanhando uma comitiva de CIOs conduzidos pela Sucesu, para conhecer as inovações tecnológicas e as tendências no campo. De acordo com Paulo Ricardo Rocha, Business Account Manager da iMaps, que acompanhou o evento, o grande xodó da feira foi a apresentação dos Drones, que cada vez mais ocupam espaço no campo, pulverizando, detectando pragas no plantio e contribuindo para o bom crescimento da lavoura. O volume total de negócios gerado pelo mercado de Drones é estimado em R$ 4,9 bilhões. O valor representa elevação de 87% em relação aos R$ 2,6 bilhões registrados na 21ª edição (2020).




Dentro da Arena Agrodigital na 22ª Expodireto Cotrijal, stands de empresas gigantes, como Yara, Bayer e Syngenta, dividiam espaço com empresas nacionais que foram criadas neste momento tecnológico que vive o Agro. Entre elas, podemos citar as Startups com controles sistêmicos cada vez mais sofisticados na área de armazenamento de grãos. Na Arena AgroDigital, foram 25 empresas expositoras, seis startups e dois hubs, em área de 2 mil m², sendo 330 m² para a Arena de Drones.




As rodas de conversa entre os CIOs presentes tiveram como foco a adoção da tecnologia e inovação no agro, acompanhadas de um suculento churrasco oferecido aos convidados pela Cotrijal. Entre os participantes, havia executivos do Banrisul, Verdes Vales e Stihl.

O gerente de Tecnologia da Informação da Cotrijal, Luiz Felipe Moraes Lopes, indicou que há, cada vez mais, tecnologia embarcada no setor, cabendo aos produtores recorrerem às cooperativas para conectar tudo, gerar dados suficientes para tomar decisões e aumentar a produtividade e a lucratividade. "É assim que a cooperativa precisa ser vista, como uma parceira tecnológica do produtor, não só na adoção de insumos e produtividade de grãos, mas como ele pode ter o negócio na mão", afirma.

Lopes destaca que a Cotrijal já está organizando para 2022 várias iniciativas, como contrato eletrônico, assinatura eletrônica, proteção de dados da LGPD e cartão para o produtor comprar com a segurança da senha. "Estamos cada vez mais fomentando o produtor no sentido de ajudá-lo no dia -a-dia. É um negócio a céu aberto e quanto mais a gente facilitar a vida do produtor, melhor", relata o gerente de TI da Cotrijal.

Ao circular pela feira, fica evidente a importância do correto tratamento dos valiosos dados gerados na agricultura. A gestão correta das informações coletadas pode ser muito bem empregada para a tomada precisa de decisões. O Big Data no agronegócio pode ser um importante recurso para a compreensão do que acontece na lavoura, ajudando a maximizar a produtividade em cada hectare. O iMaps Data Group está atento a esse movimento, apoiando empresas do setor a avançarem cada vez mais na alfabetização e no uso eficaz dos dados.


Se você deseja descobrir se sua empresa está preparada para enfrentar os desafios de data analysis de 2022, conheça o Assessment.


Assessment é uma metodologia criada pela iMaps ao longo de mais de 15 anos de atuação, que avalia a estrutura e processos de Data & Analytics das empresas de ponta a ponta. São três etapas de projeto:


1. Levantamento - entrevistas e análise de "ferramentas"

2. Análise - conclusões e documentação

3. Apresentação dos resultados - reuniões e entrega de relatório


Entre em contato e saiba mais: www.imaps.com.br/assessment




36 visualizações

Instagram

bottom of page